Shadow of the Colossus (PS4) é uma versão refeita da versão original e remasterizada desde o início

por Bluepoint Games para o Playstation 4. O remake foi revelado pela primeira vez na E3 2017. O pré-pedido do jogo também deu aos jogadores a Espada da Vida e o tema de Cenobia.

A Versão Especial dá os itens mencionados anteriormente, mas também oferece vários itens novos, como o traje de Cavalo Pintado para Agro, Arco Ancestral, Capa do Destino e o Steelbook

Novos RecursosEditar

  • Novo Jogo + é adicionado para permitir que o jogador transfira saúde, stamina, itens (Ataque Cronometrado) para um novo salvamento.
  • Existe agora um Modo Fácil
  • Um mundo espelhado foi adicionado e pode ser desbloqueado depois de terminar o jogo pela primeira vez. (Por exemplo, Wander irá agora usar a Espada Ancestral à esquerda, em vez da direita)
  • Um novo coletável foi adicionado; Iluminações. Um contador aparecerá no canto inferior esquerdo do mapa para indicar a quantidade de moedas já coletadas.
  • Uma nova função chamada Modo Foto é adicionada, onde os jogadores podem tirar fotos no cenário do jogo. Também é possível tirar fotos durante cutscenes e batalhas.
  • É possível alterar o filtro e a iluminação do jogo. As opções incluem Sepia, Noite e Reminiscência.
  • Um menu de estatísticas foi adicionado para permitir que os jogadores vejam coisas diversas, como a distância percorrida em ou fora da Agro, quantidade de vezes que certos colossos foram derrotados e o tempo mais rápido e itens especiais coletados, etc.
  • O HUD do jogo pode ser personalizado para exibir certos aspectos em certos momentos

DiferençasEditar

  • Hard Mode é desbloqueado por padrão
  • A agitação da força de agarrar de Wander foi retrabalhada, então ele vai agitar muito menos em comparação com a versão PS3. Um exemplo notável é a quantidade de tremores que os chocalhos vagam quando ele agarra na cabeça de Argus.
  • Alguns dos Time Attacks para certos Colossi tiveram seus objetivos mudados. Enquanto alguns como Valus tiveram seus tempos encurtados ligeiramente, outros, como Gaius e Phaedra, tiveram seus tempos mudados significativamente.
  • Os visuais de Agro agora podem ser alteradas através do menu de seleção de itens.
  • O processo de salvar o jogo foi alterado.
    • O jogo agora é salvo automaticamente depois de derrotar um colosso.
    • Salvar os santuários agora serão salvos automaticamente no arquivo de salvamento atual, sem um prompt.
    • A salvação também pode ser feita manualmente através do menu de pausa. Embora isso possa ser feito em qualquer lugar do mundo, recarregar essa salvaguarda retornará o jogador ao último santuário de salvação no qual eles oraram.
  • Os sons feitos por todos os Colossi foram alterados.
  • As funções de configuração agora são mais personalizáveis. Alguns modos incluem o modo Cinemático e de Desempenho.
  • É possível desativar o tutorial, bem como as dicas de batalha de Dormin no menu Configurações.
  • Várias linhas entre Wander e Dormin no cutscene da história inicial foram removidas.
  • A barra Stamina agora é amarela e é um círculo com uma barra alongada.
  • Os créditos dão uma resposta ao Nomad Colossus, um usuário do Youtube que passou os últimos sete anos do lançamento da versão remasterizada usando várias modificações, arquivos ocultos, teorias e outras coisas diversas do jogo.
  • Lagartos de cauda branca agora produzem um som único para notificar Wander de sua presença.
  • O mapa é mais personalizável. Agora é possível esconder os ícones para os santuários rezados e os colossos derrotados
  • O principal sinal da cabeça de Barba está centrado e não é compensado pela esquerda.
  • Depois de matar um colosso, Wander não pode alternar ou usar qualquer uma de suas armas até ser enviado de volta ao Santuário de Adoração.
  • Ao nadar, Wander agora recupera o vigor como ele faria, se ele estivesse ocioso em terra em vez de recuperar resistência por respirações.
  • Agora Agro pode ser montado a partir da parte traseira.
  • A Espada da rainha agora irradia uma aura elétrica quando recebida. Além disso, ele produzirá um som único quando é usado para esfaquear um colosso.
  • Novos itens agora terão um sinal de Sigilo à sua esquerda até serem selecionados.
  • A Capa de Dissimulação agora deixa um destaque mais escuro de Wander para ajudar a informar o jogador exatamente onde ele está.
  • Novos idiomas.

TroféusEditar

Uma tabela dos troféus que o jogador pode ganhar na versão refeita do jogo.

Nome Descrição Tipo
O Garoto de Chifres Adquirir todos os troféus Platina
Rei da Velocidade Obtenha todos os itens do ataque cronometrado em conjunto Ouro
Mortal Destemido Deixe as barras de vida e energia do Wander no máximo Ouro
Demônio da Velocidade Conclua o modo difícil em menos de 5h41m28s Ouro
Escamas Aterradas Derrote o Colosso 8 antes que ele se desvire Ouro
Pulso Firme Derrote o Colosso 3 sem quebrar o protetor de pulso dele Ouro
Chegue ao Portão Cruze a ponte para a Entrada das Terras Proibidas Prata
Último Homem de Pé Conclua um jogo do início ao fim sem morrer Prata
Portador da Maldição Conclua o jogo em qualquer dificuldade Prata
Fúria de Dormin Use o ataque de sopro de Dormin Prata
Em Busca da Salvação Ore em todos os santuários Prata
Cavaleiro Sagaz Realize todas as manobras com Agro Prata
Fruto do Jardim Prove o fruto envenenado Prata
Espada de Sua Majestade Derrote qualquer Colosso com a espada da rainha Bronze
Pinte o Alvo Use a espada para focar em um ponto vital Bronze
Fruto da Terra Coma uma fruta Bronze
Guerreiro Hábil Derrote um Colosso com um espetada de salto em queda Bronze
O Passado Que Te Define Derrote qualquer Colosso no Modo Recordação Bronze
Lagarto das Cinco Listras Colete uma cauda de lagarto prateado Bronze
Fauna da Terra Interaja com um pombo, um falcão, um peixe e uma tartaruga Bronze
Bênção do Nômade Ache o barril na caverna secreta Bronze
Destreza com Arco e Flecha Acerte um lagarto com uma Flecha Especial Bronze
Vale do Andarilho Derrote o 1º Colosso Bronze
O Mamute Derrote o 2º Colosso Bronze
Acorde o Cavaleiro Derrote o 3º Colosso Bronze
Terra das Lápides Derrote o 4º Colosso Bronze
Montado no Vento Derrote o 5º Colosso Bronze
Túmulo do Gigante Derrote o 6º Colosso Bronze
Ondas de Relâmpagos Derrote o 7º Colosso Bronze
Escama do Coliseu Derrote o 8º Colosso Bronze
Habitante da Caverna Derrote o 9º Colosso Bronze
Mistério na Areia Derrote o 10º Colosso Bronze
O Guardião e o Poço Derrote o 11º Colosso Bronze
Trovão do Lago Derrote o 12º Colosso Bronze
Sinais em Meio à Tempestade Derrote o 13º Colosso Bronze
Escudo do Colosso Derrote o 14º Colosso Bronze
Vale dos Caídos Derrote o 15º Colosso Bronze
O Último dos Colossos Derrote o 16º Colosso Bronze

RecepçãoEditar

O jogo ganhou uma recepção íncrivel dos fãs. Os 74 críticos da Metacritic deram uma nota média de 92 para o jogo.

Easter Eggs Editar

  • Na floresta ao lado da arena de Barba, há uma caverna onde possui um barril com borboletas, uma clara referência à The Last Guardian.
  • Na praia de ICO, há uma melancia próxima à um tronco enterrada na areia, clara referência à ICO.

ReferênciasEditar

  1. http://teamico.wikia.com/wiki/Shadow_of_the_Colossus_(PS4)
O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.